quarta-feira, 25 de julho de 2012

Rio terá cinco Centros de Trauma com tecnologia de ponta

O Estado do Rio terá cinco Centros de Trauma para tratar pacientes politraumatizados. Equipados com tecnologia de ponta em salas inteligentes, eles ficarão nos hospitais estaduais Alberto Torres, Albert Schweitzer, Adão Pereira Nunes, no novo Rocha Faria e no Hospital Estadual de Trauma, que será construído na Baixada.

 "Os centros serão salas especializadas para os casos de politraumatismo, enquanto as emergências passarão a ser clínicas, ou seja, receberão, por exemplo, pessoas enfartadas ou vítimas de um AVC. Hoje, entram o baleado, o enfartado e a vítima de acidente de carro na mesma sala vermelha da emergência, mas cada um exige um tipo de profissional" disse o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes.

Os Centros de Trauma terão equipes multidisciplinares, compostas por ortopedista, cirurgiões geral e vascular, anestesista e neurologista. Além disso, haverá um cirurgião pediátrico com formação em trauma. Quando houver necessidade, cirurgiões torácicos e urologistas serão acionados. A Secretaria de Saúde também vem preparando seus profissionais para criar no Rio um modelo inspirado no utilizado por universidades americanas, como o Ryder Trauma

O estado do Rio de Janeiro terá cinco Centros de Trauma para tratar pacientes politraumatizados. Com tecnologia de ponta em salas inteligentes, eles ficarão nos hospitais estaduais Alberto Torres, Albert Schweitzer, Adão Pereira Nunes, no novo Rocha Faria e no Hospital Estadual de Trauma, que será construído na Baixada Fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário