quinta-feira, 12 de julho de 2012

Programa Limpa Rio vai beneficiar seis municípios da Baixada Fluminense



O Governo do Estado está reforçando as ações do programa Limpa Rio Baixada em Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti. Limpeza de 72 corpos hídricos, capacitação de agentes e incentivos à reciclagem estão entre os projetos desenvolvidos pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Até março de 2013, 107 ecopontos serão instalados nos seis municípios da Baixada Fluminense, beneficiando cerca de três milhões de moradores.
Segundo a presidente do Inea, Marilene Ramos, o Limpa Rio Baixada irá ajudar na conservação das intervenções realizadas pelo governo estadual nas bacias dos rios Iguaçu, Botas e Sarapuí. A prioridade é a manutenção das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que promoveu a desocupação e a limpeza das margens e o desassoreamento dos leitos dos rios e canais, retirando o lixo e as ocupações irregulares.
O Limpa Rio tem a vantagem de agregar ações de educação ambiental para que as medidas de recuperação sejam duradouras. Estão previstos no programa ainda a limpeza de mais de 12 quilômetros de rios e canais, com volume previsto de retirada de 46,3 mil metros cúbicos de sedimentos e lixo de leitos e margens.
Com o projeto, os entulhos não serão mais despejados em córregos, margens de rios, nascentes ou em outros locais impróprios. Além de facilitar o descarte correto do material, o Limpa Rio pretende disciplinar agentes, promover a redução da produção de resíduos em obras públicas, incentivar a reciclagem e o reaproveitamento do entulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário