sexta-feira, 13 de julho de 2012

Brasil sem Miséria cadastra famílias em Nova Iguaçu



Chegou a hora e a vez dos “invisíveis”.  O “Busca Ativa”, estratégia do Brasil Sem Miséria para encontrar e cadastrar todas as famílias extremamente pobres ainda não localizadas, foi adotada no município de Nova Iguaçu e vem sendo referência e destaque por seus avanços e desenvolvimento.
O programa do Governo Federal, desenvolvido em diversos municípios é impulsionado pela criação de equipes volantes da assistência social e pelo aumento de repasses de recursos para as prefeituras. Graças à Busca Ativa, 687 mil famílias anteriormente “invisíveis” foram incluídas no Cadastro Único neste primeiro ano e já estão recebendo o Bolsa Família e outros benefícios sociais.
A missão da equipe é ir onde a extrema pobreza está. A unidade móvel de Busca Ativa de Nova Iguaçu é um ônibus comprado com os recursos do Índice de Gestão descentralizada (IGD) do Bolsa Família e equipado pela prefeitura. O interior do veículo é adaptado para atendimentos individuais. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Prevenção à Violência, Márcia Vieira,  o dever não está cumprido e sim apenas começando. “Estamos no início do processo, a inclusão está sendo feita e é muito gratificante. A cada dia é uma vitória, além de ser uma realização pessoal e profissional para todos nós levar dignidade para esses cidadãos que tanto precisam” declarou a secretária. A meta do município é incluir 10 mil novas famílias no Cadastro Único até o final de 2012.
Vale ressaltar que a agenda do ônibus está disponível no site da Prefeitura de Nova Iguaçu (novaiguacu.rj.gov.br) com todas as informações dos serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário