sábado, 21 de julho de 2012

Problemas cardíacos aumentam com a chegada do inverno


Coração precisa trabalhar mais para compensar o aumento do consumo de oxigênio. Quando esfria, atendimento nas emergências cresce cerca de 30%.
 Não são apenas as doenças respiratórias que preocupam os médicos no inverno. O frio também pode provocar problemas no coração. Os cuidados devem ser redobrados principalmente com os idosos e as crianças e com quem sofre de doenças crônicas.

No inverno, a temperatura e a umidade caem. Com isso, o ar fica mais poluído. Como, nesta época do ano, costumamos ficar mais tempo em lugares fechados e sem ventilação, o organismo se torna mais suscetível às doenças respiratórias, que se dividem em dois tipos: as alergias e as infecções.
 “A febre alta persistente, a dificuldade de respirar, alterações, confusão mental, alteração na pressão arterial, diminuição de volume de urina são sinais de alerta”, afirma o pneumologista Daniel Cutrin.

Os médicos dão algumas recomendações:
- Antes de usar roupas guardadas há muito tempo, lave e seque bem as peças;
- Se tiver bichos de pelúcia, deixe-os no sol;
- Não use espanador para tirar o pó dos móveis, mas panos úmidos;
- Mesmo que esteja frio, abra as janelas para arejar a casa, pois o ar precisa circular.

Muito importante também é hidratar-se. ”Preferencialmente por meio de sucos, água de coco, a própria água”, diz Cutrin. Os cardiologistas alertam: as infecções respiratórias, causadas por vírus ou bactérias, podem afetar o coração, que precisa trabalhar mais para compensar o aumento do consumo de oxigênio.

No inverno, os infartos aumentam em 30%. “Quem já tem problema de coração deve necessariamente fazer a vacinação da gripe. A segunda questão é você evitar comida gordurosa, que se faz no inverno e aumento da ingestão de álcool”, diz Gláucia Moraes, presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário