Biografia



Evandro Bezerra Costa Ferreira, nasceu na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro/ RJ, em 26 de julho de 1964. Mais conhecido como Coronel Evandro, é tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Foi comandante do 4º Grupamento de Bombeiro Militar – Nova Iguaçu, cargo que exerceu de 13 de março de 2007 a 1º de fevereiro de 2011.



Iniciou seus estudos acadêmicos, o antigo ginasial, no Colégio Militar do Estado de Belo Horizonte, no ano de 1977. No ano seguinte foi transferido para o Colégio Militar do Rio de Janeiro, onde concluiu o segundo grau, antigo científico, no ano de 1983.



Em 1985, ingressou no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, como aluno-oficial, na antiga Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais, em Jurujuba, Niterói, na qual realizou estudos em sistema de internato, durante 3 anos, tornando-se Aspirante à oficial BM, em 1987, quando foi designado para prestar serviço no 2º Subgrupamento do 4º Grupamento de Bombeiro Militar – Duque de Caxias/RJ.



Jovem e entusiasmado com a atividade fim da Corporação, matriculou-se no Curso de Salvamento no Mar, no ano de 1989, no qual recebeu o brevet de Guarda-Vida. Naquela ocasião prestou serviços nos litorais de Copacabana, Barra da Tijuca e Cabo Frio, até 1994. Concluiu o curso de Instrutor de Educação Física na Escola de Educação Física do Exército, obtendo registro no Conselho Regional da Categoria, em 1990.



Hoje, com 27 anos de efetivos serviços prestados na corporação, desempenhou a função de Subcomandante dos quartéis de Jacarepaguá, Ilha do Governador, Cabo Frio e Campinho. Comandou o 1º Subgrupamento do 3º Grupamento – São Gonçalo, de maio de 2002 a maio de 2003. Também exerceu o cargo de Assessor de Comunicação Social do CBMERJ.



Concluiu o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais(CAO) e o Curso Superior de Comando(CSC), fundamentais para atingir postos mais avançados. Pós-graduado em Planejamento Estratégico nas Organizações Contemporâneas pela Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ), em 2005, credenciando-se a participar de uma viagem de estudos aos Estados Unidos da América, México e Cuba.



O reconhecimento pela sociedade civil resultou em láureas com moções e medalhas, dentre elas a maior comenda concedida pela Câmara dos Vereadores de Nova Iguaçu, a Medalha Comendador Soares, e o Título de Cidadão Iguaçuano.



Condecorado com a Medalha do Mérito Tiradentes, oferecida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, ocasião em que recebeu o prêmio em questão, no interior do 4º GBM, inaugurando obras concluídas de expoente necessidade para os bombeiros militares que prestam serviço nesta Unidade, como por exemplo, o refeitório, que certamente permanecerá intocável por décadas, tamanha sua funcionalidade.



A Medalha do Mérito Avante Bombeiro, concedida a personalidades que tenham distinguido a Corporação com ações que venham gerar benefícios consideráveis ao seu patrimônio, a sua tropa ou ainda a sua comunidade, por ato próprio ou quando no desempenho de sua função de modo direto ou indireto, foi recebida por este signatário nos idos de 1990.



Operacionalmente, participou de vários eventos de grande repercussão, dentre tantos outros, a explosão do Moinho Fluminense, no centro do Rio de Janeiro; o deslizamento afetando o Hospital Santa Genoveva, Rio de Janeiro, com dezenas de mortos, soterramento por pedras oriundas do alto da Serra da Carioca, as quais atingiram uma clínica de pessoas idosas em Santa Tereza; os incêndios ocorridos em Nova Iguaçu, como na Sapataria Stillus, na rua Nilo Peçanha e no Shopping Matriz, na rua Otávio Tarquino; um grande incêndio no CEASA; inúmeros alagamentos, inundações e desabamentos; e, finalmente a colisão de trem em Austin, ocasionando várias mortes e inúmeros feridos, que por sua vez, considero o momento de maior impacto emocional vivido. 



Nas ações comunitárias, participou da formação de oito turmas de Bombeiros Mirins, Projeto de Grande Relevância Social, capacitando cerca de 400 adolescentes que tiveram instruções de cidadania, moral e civismo, primeiros socorros, combate a incêndios, entre outras disciplinas. Além de apoiar e incentivar a realização do Grupo de Ações Preventivas- GAP, valorizando e estimulando ações preventivas no âmbito das comunidades, sobretudo as mais vulneráveis, promovendo uma mudança de comportamento em todas as faixas etárias e todos os níveis sociais, no Município de Nova Iguaçu.



Além de todas as atividades cotidianas e com sua visão comunitária, realizou, também, no seu mandato no 4º GBM – Nova Iguaçu, o Projeto da Feliz Idade. Voltado para a terceira idade, o projeto visa à sensibilização sobre a importância de atitudes preventivas para a redução dos principais fatores de riscos comuns à terceira idade, como a prevenção de patologias e acidentes. Em suas programações eram incluídas Atividades Físicas, Culturais, Lúdicas, Recreativas e Educativas.



Finalmente, no Campo Sustentável, realizou uma parceria com o Instituto Estadual do Ambiente - INEA, Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu - PMNI e a Reserva Biológica Federal do Tinguá - REBIO, a fim de capacitar pessoas para orientar, fiscalizar, prevenir e combater os incêndios florestais, tendo em vista que o Município de Nova Iguaçu possui cerca de 65% de seu território constituído por Áreas de Proteção Ambiental. 



A ultima função púbica exercida foi o cargo de Gerente de Recursos Humanos no Hospital Estadual Rocha Faria, em Campo Grande, Rio de Janeiro.


Hoje candidato pelo PTB ao cargo de Vereador do Município de Nova Iguaçu com o número 14444.