sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Candidato a prefeito de Nova Iguaçu troca de vice a 3 dias das eleições

Nelson Bornier acatou determinação do TRE e trocou de vice.
Presidente do Tribunal acredita que eleições ocorram nas urnas eletrônicas.

A três dias das eleições, aconteceu uma reviravolta em Nova Iguaçu. O candidato a prefeito Nelson Bornier trocou de vice na manhã desta quinta-feira (4). A mudança foi necessária depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a candidatura de Rogério Lisboa, que estava impugnada, conforme mostrou o RJTV.

O vice de Rogério e a primeira candidata a vice na chapa de Bornier são do mesmo partido, o que é proibido pela lei eleitoral. Tudo começou quando Bornier registrou a candidatura tendo como vice Nicolasina Acarisi, do Partido da República (PR), que se coligou ao PMDB para a eleição municipal.
Mas o concorrente Rogério Lisboa, do DEM, também inscreveu, como vice, um político do PR: Isaías Coimbra. Segundo ele, a coligação com o PMDB havia sido anulada pelos diretórios estadual e nacional do partido. De acordo com as normas do TRE, um partido não pode ter dois candidatos em chapas diferentes. Por isso, a candidatura de Rogério Lisboa foi impugnada.

Ele recorreu ao TSE e conseguiu autorização para participar da disputa. A Justiça Eleitoral de Nova Iguaçu deu um prazo, que venceu na madrugada desta quinta-feira (4), para que Nelson Bornier trocasse de vice. O candidato anunciou nesta quinta a nova vice da chapa: Dani Nicolasina, do PMDB, médica, filha da candidata a vice anterior.

O TRE determinou que todas as urnas de Nova Iguaçu - cerca de 1.700 - sejam inseminadas a partir de hoje com os nomes dos novos candidatos. Segundo o desembargador Luiz Zveiter, presidente do TRE, apesar da reviravolta de última hora, as eleições em Nova Iguaçu devem ocorrer nas urnas eletrônicas e não em cédulas manuais.

"O candidato Bornier teve uma atitude democrática, atendendo à determinação, trocou o candidato. Nós estamos fazendo a recolocação nas urnas, nas 1.750 urnas, em quatro locais distintos os nomes daqueles que vão concorrer. Se Deus quiser, a população de Nova Iguaçu vai votar com as urnas eletrônicas tranquilamente no domingo”, disse Zveiter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário