segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Exército inicia ocupação de comunidades no Rio até as eleições


Tropa do Exército se prepara para ocupar comunidades não pacificadas no Rio até as eleições
Foto: O Globo / Pablo Jacob
 O Exécito iniciou na manhã desta segunda-feira a ocupação das comunidades de Gardênia Azul, em Jacarepaguá, e do Muquiço, em Deodoro, onde vão reforçar a segurança a pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). De acordo com o presidente do TRE-RJ, Luiz Zveiter, 80 fiscais do tribunal acompanhados de um juiz eleitoral serão destacados diariamente para coibir a propaganda irregular nos locais ocupados. O objetivo é garantir a legalidade da campanha eleitoral em áreas dominadas por milicianos ou traficantes.

À tarde, homens da Marinha vão estar na comunidade Fogo Cruzado, no Complexo da Maré. A partir de amanhã até sábado, as Forças federais ficarão em cinco comunidades por dia, sempre das 8h às 18h. No total, 28 comunidades não pacificadas receberão as tropas. No domingo, dia das eleições, o patrulhamento será feito nas proximidades das zonas eleitorais dessas comunidades. Três mil militares participam da operação.

- Nos municípios que só receberão as tropas no domingo de eleição, a secretaria de segurança vai reforçar o patrulhamente nas ruas durante a semama - informou Zveiter.
O Corpo de Fuzileiros Navais ficará sempre no Complexo da Maré, mas cada dia em uma comunidade diferente: Timbau, na terça-feira, Baixa do Sapateiro (quarta), Nova Holanda (quinta), Parque União (sexta) e Vila do João, no Sábado.

O Exército vai trabalhar com homens da Brigada de Paraquedistas e da 9ª Brigada de Infantaria. O Comandante do Comando Militar do Leste, general Francisco Modesto, disse que diariamente serão dois mil homens do Exército destacados para apoiar o trabalho do TRE. Amanhã, a tropa estará em Piraquê, em Pedra de Guaratiba, Vila Sapê, em Curicica, Vila Vintém, em Bangu, e Cosmos, em Campo Grande. Na quarta-feira, segue para as comuniades Terreirão e Asa Branca, no Recreio dos Bandeirantes, Rio das Pedras, em Jacarepaguá, Vila Kennedy, em Bangu, e Barbante, em Campo Grande.

Na quinta- feira, será a vez de Anil, na Freguesia, Tirol, na Gardênia Azul, Antares, em Santa Cruz, e Minha Deusa, em Sulacap. Na sexta-feira, Muzema, no Itanhangá, Jardim Maravilha, em Pedra de Guaratiba, Coreia, em Senador Camará, e Carobinha, em Campo Grande. No sábado, véspera das eleições, as tropas ficarão nas comunidades Covanca, na Freguesia, Caxangá, no Tanque, Sapo, em Senador Camará, e Fumacê, em Realengo.

Sexta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) vai inaugurar um centro de controle informatizado para monitorar a movimentação das tropas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário