quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Olimpíadas 2012. Cresce a participação feminina nos esportes
As mulheres sempre foram consideradas independentes, ativas e muito guerreiras. Em casa e no trabalho elas já têm seu lugar de destaque, muitas são chefes de família e tem cargos importantes, e agora os esportes passam a contar cada vez mais com sua presença.
Hortência, Marta, Teca Lobato, Maria Lenk, Jaqueline e Daiane dos Santos. São esses os nomes de algumas das mulheres em destaque na história dos esportes no Brasil. Nas mais diversas modalidades, seja no basquete ou no wakeboard como nos casos de Hortência e Teca respectivamente, é fato que as mulheres têm mostrado que podem competir em áreas que antes eram consideradas exclusivamente masculinas.
Um fato importante sobre as Olimpíadas e a participação das mulheres nos esportes é que nesta edição, três países, Arábia Saudita, Brunei e Catar poderão ter pela primeira vez, competidoras em sua lista de atletas. Anteriormente, em decorrência de viverem em uma sociedade patriarcal o esporte era uma prática reservada aos homens.
A possível participação das mulheres destes países nas Olimpíadas trás a tona importantes debates sobre a sua inclusão nos esportes e também para a questão dos direitos femininos. A decisão dos países de incluir ou não mulheres em suas delegações deverá ser conhecida no próximo mês já que os jogos olímpicos estão previstos para começar em Julho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário