segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Comandante-Geral entrega o troféu Sargento André Dias ao quartel Campeão das provas profissionais

Comandante-Geral entrega o troféu Sargento André Dias ao quartel Campeão das provas profissionais


1293 bombeiros de 38 quartéis do estado mostraram suas habilidades durante as duas semanas de competição

Na última sexta-feira (24.08), em cerimônia presidida pelo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Sérgio Simões, foi realizado o encerramento da edição 2012 das provas profissionais. A competição que teve 2 (duas) semanas de duração, contou com a participação de 1293 bombeiros de 38 unidades operacionais e foi composta pelas seguintes modalidades: agilidade, pista de aparelho, ordem unida, linha direta, reconhecimento de ferramentas, atendimento pré-hospitalar, corda lisa, nós e voltas, bombeiro mais resistente; e simulado de combate a incêndios e salvamento.

Inicialmente, foi realizada a premiação dos três primeiros colocados de cada etapa, oportunidade em que foi entregue para cada militar que obteve a 1ª colocação uma bicicleta e a medalha mérito profissional, comenda que contará pontos para as promoções regulamentares da corporação. Outra novidade ficou por conta dos equipamentos de musculação disponibilizados para as 3 Unidades mais bem qualificadas, como forma de recompensa aos Grupamentos que mais se destacaram na competição e serviram de exemplos a serem seguidos. O título de campeão foi para a Região Serrana do Estado. O 6º GBM - Nova Friburgo obteve o melhor desempenho na disputa, destacando-se pela regularidade na execução dos módulos, nas diversas fases, seguido pelo 5º GBM - Campos e pelo Grupamento de Busca e Salvamento, que obtiveram as 2ª e 3ª posições, respectivamente.

O ponto alto da solenidade foi o momento da entrega do troféu 3º Sgt BM André Dias ao Coronel Luiz Emmanoel Palencia Barbosa, Comandante do quartel de Nova Friburgo. A taça levou o nome do 3º Sgt André Azevedo Dias, em homenagem a este profissional do 1º GSFMA que se acidentou durante os treinamentos para a prova de agilidade.

De acordo com o Coronel Sérgio Simões as provas profissionais foram um sucesso, demonstrando dessa forma que o espírito saudável de competição permanece vivo em cada bombeiro-militar da corporação, enaltecendo o resgate desta tradição, indispensável à preservação dos valores do nosso sagrado Casarão Vermelho.

“- Nesta competição, por mais contraditório que pareça, não houve antagonistas nem adversários. Mais que isso: não houve vencidos. Fomos todos vencedores!” – ressaltou o Coronel BM Simões.
O Coronel Simões destacou ainda as características peculiares ao exercício da nossa profissão, observadas na execução de cada etapa, tais como: vigor físico, maneabilidade, técnica apurada, velocidade de raciocínio, eficiência, destreza, espírito de equipe, capacidade de superação e necessidade do treinamento continuado.

O Comandante-Geral enalteceu alguns “companheiros de farda” que se destacaram no transcurso da competição, referenciando como exemplo o 1o TEN BM RR Roberto Nestor da Cunha, o SUBTEN Erisvaldo de Souza Pereira, do 11o GBM; o 3o SGT BM Wanderson do Nascimento Bernardo, do 3o GBM, dentre outros.

Como forma de agradecer o empenho e profissionalismo dos participantes, o Cel Simões ampliou de 5 (cinco) para 8 (oito) o número de militares que disputarão os Jogos Mundiais de Bombeiros em Sydney, na Austrália, de acordo com a classificação na modalidade “Bombeiros Mais Resistente”.





Bombeiros do quartel Campeão das Provas Profissionais 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário