A Justiça
Eleitoral começou a divulgar hoje (21) a campanha Voto Limpo, por meio de peças
publicitárias no rádio e na televisão. As mensagens pretendem estimular os
eleitores a participar do processo eleitoral e a escolher candidatos ficha
limpa, ou seja, sem problemas na Justiça.
De acordo
com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha é composta por
cinco filmes e cinco peças de divulgação para rádio. Cada peça publicitária tem
30 segundos e trata de temas relacionados à Lei Complementar 135/2010, a
chamada Lei da Ficha Limpa, que vale para as eleições municipais de
outubro deste ano.
Os filmes
e a propaganda de rádio alertam os eleitores para a importância de pesquisar o
passado dos políticos e conhecer as propostas de cada um. As mensagens da
campanha incentivam a participação no pleito de eleitores de todas as idades,
inclusive os que têm 16 e 17 anos e os maiores de 70 anos, para os quais o voto
é facultativo.
Nas
eleições anteriores, as campanhas da Justiça Eleitoral tinham início com 60
dias de antecedência. Neste ano, a campanha, de acordo com o TSE, ficará
no ar nos 45 dias que antecedem o primeiro turno da eleição.
A
campanha vai ao ar até o dia 4 de outubro e, nas localidades onde houver
segundo turno, será retomada logo após o anúncio do resultado do primeiro
turno, devendo ser encerrada no dia 26.
A decisão
de exibir a campanha no mesmo período da propaganda eleitoral gratuita foi da
presidenta do TSE, ministra Cármen Lúcia. A medida levou em conta uma
pesquisa realizada a pedido do TSE que constatou que os eleitores tinham
dificuldade em se lembrar das campanhas anteriores, que eram iniciadas 60 dias
antes do pleito.
A escolha
do tema Voto Limpo, de acordo com o TSE, também foi feita com base no resultado
da pesquisa. O estudo apontou que a Lei da Ficha Limpa ainda é pouco conhecida
pelos eleitores, apesar de ser uma lei gerada por iniciativa popular.
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