terça-feira, 21 de agosto de 2012

Colégio São Jorge se destaca no Estado

Alheio à baixa qualidade da educação de base nas escolas brasileiras, de acordo com os resultados apontados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, o Colégio Estadual São Jorge, no bairro Caioaba, em Nova Iguaçu, colhe os bons frutos provenientes de investimento em estrutura, comprometimento de seus profissionais de ensino e trabalhos motivacionais com os alunos.

A escola, através da turma do 5° ano da professora Ana Maria Dias do Nascimento, obteve a maior nota no Ideb entre todas as instituições, públicas e particulares, da Baixada Fluminense. Há quinze anos na direção do colégio, Marinez da Silva Requiel é, junto com aproximadamente 100 funcionários, a grande responsável por essa nova filosofia de educação pública. “Estamos nos esforçando todos os dias para alcançar os nossos objetivos com a educação”, disse ao JH.

O esforço diário tem sido compensado com os resultados conquistados nos últimos anos. Em 2011, a escola teve 27 alunos premiados pela boa nota no SAERJ, sistema que avalia o desempenho dos alunos da rede pública estadual de ensino. Esse ano foram 24 alunos, sendo 11 deles, da turma responsável pelo êxito no Ideb. “Ficamos surpresos, pois não esperávamos esse resultado agora. Essa turma em especial tem alunos muito inteligentes e a Ana (professora da turma no 5° ano) é bastante tradicionalista e comprometida com a educação (...) Nossa base é o comprometimento dos nossos professores e o apoio das famílias, tendo como foco sempre os nossos alunos”, disse a diretora.

Incentivos motivam alunos
a conseguirem boas notas

Todo bom resultado conquistado tem por trás uma motivação. No colégio São Jorge não é diferente. Buscando incentivar os alunos a manterem as boas notas e a disciplina, a escola oferece aulas de reforço, oficinas de música, lanches especiais em datas de prova e passeios extra-escolares para sítios ou pontos turísticos do Rio de Janeiro.
Marinez afirma que com esses “prêmios” consegue manter os alunos sempre focados nos estudos e que percebe o amadurecimento e a melhora de cada um deles. “Cada turma tem o que nós chamamos de caderno de ocorrências. Nesse caderninho são anotados os todos os atos indisciplinares. Os alunos que por ventura forem para esse caderno por indisciplina não terão direito à premiação. Isso faz com que eles se esforcem a cada dia”, disse.

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