terça-feira, 28 de agosto de 2012

Projeto social leva educação e esporte para jovens de N.Iguaçu

Mais do que uma escolinha para formar jogadores, no bairro de Vila de Cava, em Nova Iguaçu, o Falcão Futebol Clube, tem trazido muitas oportunidades para crianças e adolescentes iguaçuanos. Além de ensinar futebol, a ação dos dirigentes do projeto social tem o foco voltado para o resgate de jovens através da educação e do amparo social.
Desde 1995, centenas de meninos e meninas que já passaram por esta escola para jovens jogadores de futebol, levaram consigo a arte de dominar a bola nos pés, mas, o que o projeto fez por eles vai muito além disso. Fora os ensinos em campo, eles também recebem orientação educacional e ajuda social. Já são 16 anos realizando ações para valorizar a auto-estima e dar asas aos sonhos de cada um dos participantes.
A falta de lazer na comunidade, onde não há praças públicas, faz com que as crianças utilizem a sede do próprio "Falcão Futebol Clube" para se divertirem. Alguns pais que precisam trabalhar deixam seus filhos lá durante o dia e eles recebem alimentação e qualquer tipo de ajuda que precisarem.


A iniciativa do Presidente Carlos Manoel, conhecido como “Manelzinho”, é gratificante, mas também, um desafio para ele. O “Projeto Falcão” sobrevive com a contribuição de amigos. Segundo ele é necessário conquistar novas parcerias, pois, para participar dos campeonatos, as crianças necessitam de transporte e material esportivo. Ainda sim, são realizados campeonatos para todas as divisões com a entrega de troféus. 


Nos treinos realizados três vezes por semana, é fácil de ver a alegria estampada no rosto de cada jovem. Um dos meninos do projeto ressalta "me sinto realizado. Isso aqui é muito bom". Apesar das dificuldades, em junho de 2012, as categorias sub13 e sub15 foram campeãs da 7ª Copa Falcão (FFC) no campo de Adrianópolis. "O resultado trouxe muito orgulho para nós", garante o menino.
As únicas exigências feitas para participar da escolinha são: que o menor esteja devidamente matriculado numa escola e que tenha autorização dos pais. Regularmente é feito um acompanhamento do rendimento escolar de cada um.


A fim de motivar e ajudar na formação pessoal de cada jogador, são realizadas diversas palestras. Bulliyng nas escolas e Violência no futebol, são alguns dos temas abordados. Recentemente agentes da 58ªDP também participaram das ações de incentivo aos jovens.


Quem quiser conhecer ou ajudar o Falcão Futebol Clube, deve entrar em contato com o telefone (21)9721-6195 ou acessar o blog falcaofutebol.blogspot.com para mais informações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário