quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Série 'Eleições 2012' mostra os desafios do trânsito nas cidades


Setor precisa de planejamento e investimento em melhorias.
Pequenas e médias cidades já enfrentam problemas do fluxo intenso.

 A série de reportagens sobre “Eleições”, exibida pela TV Tem, segue nesta semana com outros temas importantes para ajudar o eleitor na hora do voto. Nesta terça-feira (21), o tema é o trânsito. Nas pequenas e médias cidades, o trânsito já está pesado. O número de carros é grande e o problema saiu das capitais a caminho do interior. Apesar de muitos município investirem na melhoria das ruas e avenidas, especialistas alertam que o futuro virá através do transporte público de qualidade. E as propostas de melhorias dependem da escolha do governo municipal, através do voto dos eleitores.

Quem trafega pelas ruas de Bauru nos horários de pico, já sente o aumento desenfreado do fluxo de veículos. No caminho para zona leste da cidade, que concentra aproximadamente 100 mil moradores, por volta das 18 horas, o que mais se vê são filas intermináveis de veículos nas ruas. Quem sai do centro, e quem opta por chegar à região pela Rodovia Marechal Rondon, encontra trânsito parado.

A maior cidade do Centro-Oeste do estado tem uma frota estimada de 227 mil veículos e quem enfrenta o trânsito todos os dias reclama. “Eu acho que deveriam ser feitas melhorias na malha viária”, destaca o funcionário público Romário Oliveira. O operador de caldeira, Marco Antônio das Neves, pede melhoria no asfalto. “O trânsito na cidade já está muito pesado, precisa dar uma melhorada no asfalto”, afirma. Já para o estudante Gustavo Vidri o que falta é planejamento. “Precisaria ter uma maior atenção ao projetar. Levar em consideração a quantidade de carros e fazer com que o tráfego, as ruas, toda a infraestrutura comporte isso”, completa.

Cidades pequenas e médias já enfrentam o problemas com fluxo intenso de veículos. (Foto: reprodução/TV Tem)
As sugestões dos motoristas para melhorar o trânsito nas cidades não faltam. Mas, como o poder público atua nesses casos? O que é levado em consideração antes da construção de uma obra, como uma avenida, por exemplo, ou a implantação de equipamentos como radares e semáforos? Fiscalizar a velocidade dos veículos nas ruas, avenidas, instalar semáforos, colocar radares fotográficos nos pontos mais críticos, essas são algumas das obrigações das empresas responsáveis pelo trânsito nos municípios. A população pode até dar sugestões de mudanças de mão, instalação de lombadas para reduzir a velocidade, mas tudo passa por um estudo para ver se é viável.

Em Bauru, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano, a Emdurb, é a autarquia responsável pelo trânsito, portanto, é quem recebe e analisa essas sugestões. “Todo processo que chega à Emdurb, a gente abre, analisa, faz todo um estudo conforme o regulamento que o Denatran desenvolve, que dá todas as diretrizes de como analisar a via principal, que tem maior fluxo, a via secundária, que cruza. A gente analisa se naquele cruzamento há acidentes ou não, faz uma pesquisa de fluxo de veículos para saber a quantidade, se cabe ou não, um semáforo ou outro redutor de velocidade”, explica o presidente da Emdurb, Nico Mondelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário