terça-feira, 11 de setembro de 2012

Até sexta-feira, Procon-RJ esclarece dúvidas sobre empréstimo consignado


A unidade móvel do Procon-RJ é uma das que participarão da campanha
A unidade móvel do Procon-RJ é uma das que participarão da campanha 

Até sexta-feira, dia 14, Procons de todo país vão se mobilizar para tirar dúvidas sobre o empréstimo consignado, modalidade de crédito em que as prestações são descontadas diretamente na folha de pagamento. No caso do INSS, por exemplo, as operações realizadas por aposentados e pensionistas totalizaram R$ 2,721 bilhões, somente em julho.

A ação acontecerá em vários pontos do Estado do Rio. Hoje, a partir das 9h, haverá distribuição de folhetos explicativos na Cinelândia, no Centro. O teleatendimento (151) vai esclarecer dúvidas sobre o consignado. E fiscais do Procon-RJ percorrerão bancos para verificar se os empréstimos estão sendo feitos corretamente.

Na capital, o Procon Móvel estará em dois pontos: no estacionamento do Supermercado Mundial, na Avenida das Américas 13.701, no Recreio dos Bandeirantes; e no estacionamento do Hipermercado Extra, na Rua Mariz e Barros 975, na Tijuca.
Os postos do Procon-RJ em outras cidades também vão atender consumidores que tiverem dúvidas. Em Niterói, o endereço é Rua Visconde de Sepetiba 519, no Centro; em São João de Meriti, Rodovia Presidente Dutra 4.200, no Shopping Grande Rio; e em São Gonçalo, Avenida São Gonçalo 100, na Rodovia Niterói Manilha, Km 8,5.

Análise - Primeiramente, analise sua real necessidade de fazer um consignado. Pense: por que e para que você vai fazer o empréstimo?
Bancos - Se o empréstimo for realmente necessário, procure somente as instituições bancárias devidamente reconhecidas pelo Banco Central (BC).
Atenção - Cuidado com alguns bancos que oferecem cartão de crédito com débito em conta, pois muitos utilizam-se da má-fé, no sentido de debitarem automaticamente somente o valor mínimo da fatura, fazendo com que juros abusivos recaiam sobre o cliente.
Leitura atenta - Antes de firmar um contrato, leia-o com bastante atenção. Em caso de dúvida, procure o Procon-RJ ou a Defensoria Pública mais próxima. O contrato deve estar em linguagem clara e objetiva.
Contrato - O contrato deve conter informações como taxa de juros, responsabilidades do contratante e do contratado, multas, tarifas e data de faturamento da prestação.
Venda casada - Não aceite a imposição da venda de seguro ou a obrigatoriedade de aceitar um cartão de crédito. Trata-se de venda casada, prática proibida pelo BC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário