Prova da Uerj será no domingo: confira as dicas para as questões de Ciências Humanas
O segundo exame de qualificação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) acontece no próximo domingo. A prova, cujos conteúdos básicos estão divididos em três partes (Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Matemática e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Suas Tecnologias), está pautada principalmente sobre a interdisciplinaridade na apresentação de suas questões.
Para a prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, que inclui os conteúdos das disciplinas de Geografia, História, Sociologia e Filosofia, dialogando com as demais áreas das Ciências Sociais, é importante também estar em dia com assuntos de atualidades.
- O candidato à Uerj precisar estar muito em dia com os assuntos de atualidades. Eles precisam ler muitos jornais e revistas, além de estudar os conteúdos do vestibular. No vestibular da Uerj, entre os assuntos mais cobrados estão Rio de Janeiro, associado à questões sociais, como população, desigualdades, ocupação irregulares, etc. O tema globalização e agricultura também costumam ser cobrados – explica o professor de geografia do Sistema de Elite de Ensino, Emilson Venâncio.
A abordagem do exame de qualificação da Uerj está baseada em três eixos interdisciplinares – sociedade, tempo e espaço, política, cidadania e cultura e economia, trabalho e tecnologia. Assim, busca integrar o contexto brasileiro ao mundial, respeitando as particularidades locais e regionais e privilegiando processos socio-históricos situados entre meados do século XVIII e a atualidade.
Nos conteúdos de história, o professor da disciplina no Colégio pH, Rodrigo Bueno de Abreu, destaca o que é tradição neste vestibular.
- Uma tendência é usar história da República, a partir da proclamação até os dias atuais, principalmente focada em movimentos sociais de todas as fases do período, como Canudos, Contestado, Revolta da Vacina, o cangaço e etc. Esse ano, por exemplo, comemoram-se os 100 anos do início do Contestado, como este assunto não esteve presente no primeiro exame, há uma chance de cair neste.
Para esta prova, o candidato precisa também estar preparado para analisar imagens, mapas, gráficos e tabelas, que são exigidos como forma de interpretação dos variados fenômenos sociais e suas consequências para o Brasil e o mundo.
- O mais difícil para os alunos neste exame são as questões que apresentam textos longos e exigem muita interpretação. Eles têm dificuldade para entender o que a banca está cobrando. A recomendação é que leiam devagar e com atenção. Até porque em algumas questões, todas as opções de respostas podem estar corretas, mas apenas uma vai complementar realmente o que pede a questão. Então, o importante é avaliar bem o que é pedido – orienta Rodrigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário