sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Senac e Prefeitura de Nova Iguaçu oferecem duas mil vagas em cursos de capacitação gratuitos


Participantes serão incluídos no banco de empregos do Senac
Participantes serão incluídos no banco de empregos do Senac 
Em busca de geração de emprego e renda para jovens de menor poder aquisitivo, os Centros de Referência e Assistência Social da Prefeitura de Nova Iguaçu (CRAs), em parceria com o Senac, abriram inscrições para duas mil vagas em diversos cursos gratuitos de capacitação.
Há oportunidades para as áreas de confecção de objetos em garrafas PET, produção de adereços de carnaval, pinturas em tecido, mosaico e pátina, além de rotinas administrativas de escritório. Os interessados devem ter, no mínimo, 16 anos.
Segundo a Secretaria de Assistência Social e Prevenção à Violência, os beneficiados pelo Bolsa Família terão prioridade, mas todos que preencherem os requisitos poderão se inscrever.

— A capacitação faz parte do projeto do Bolsa Família, mas quem for membro de família de menor renda ou em risco social poderá participar. As nossas assistentes sociais vão fazer essa análise — explicou a secretária de Assistência Social, Márcia Vieira.
Será a primeira vez em que a prefeitura vai oferecer esse tipo de qualificação nos CRAs. O objetivo é promover cursos que possibilitem uma fácil inserção dos jovens no mercado. A escolha das alternativas de formação levou em conta a vocação de cada região. No Centro, por exemplo, a maior parte das vagas será para o curso de rotinas administrativas.

O diferencial é que os diplomas terão o aval do Senac. Além disso, depois da capacitação, os participantes serão incluídos no banco de empregos do próprio Senac, que mantém parcerias com centenas de empresas.
No mês que vem
As aulas começarão no próximo mês de outubro, nas unidades de todo o município, durante a semana ou aos sábados, dependendo da opção escolhida.

— O objetivo é possibilitar o resgate da cidadania do cidadão. É importante que todos busquem uma formação para ter independência financeira — diz a secretária.
Saiba como se cadastrar

Quem pode O curso é aberto a quem tem mais de 16 anos e é membro de família de menor poder aquisitivo. Os beneficiários do programa Bolsa Família terão prioridade.

RequisitosO curso de rotinas de escritório exige que o aluno tenha o ensino fundamental completo. As aulas de artesanato são abertas a quem sabe ler e escrever, além de fazer as quatro operações matemáticas básicas.

Carga horáriaOs módulos de confecção de objetos em pet, rotinas de escritório e pintura em tecidos duram 60 horas. Os de mosaico e pátina, 80 horas.

O que levarOs interessados devem levar documentos como CPF, título de eleitor, identidade e certidão de nascimento ou casamento, além de comprovante de residência. No caso de menores de idade, deve ser apresentada a certidão de nascimento.

SeleçãoNo processo seletivo, as assistentes sociais farão uma triagem dos inscritos, em que serão verificados aspectos como as rendas das famílias dos candidatos.

InscriçãoOs interessados devem comparecer a um dos Centros de Referência e Assistência Social 
(CRAS), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h e 17h.

CRAS de Austin
Rua Quinze de Novembro 250, em Austin (em frente à estação de trem).

CRAS de Km 32
Rua das Margaridas s/n, Paraíso (próximo ao Vianense e ao Posto de Saúde Patrícia Marinho).

CRAS de Miguel Couto
A unidade se localiza na Rua Henrique Duque Estrada Méier 109 (antiga Estrada do Ambaí).

CRAS de Nova Era
O endereço da unidade é Rua Inocêncio Ferreira 42, no Jardim Nova Era (perto do posto de saúde).

CRAS de Vila de Cava
A unidade situa-se na Rua Vitor Hugo s/n (Praça de Vila de Cava).

CRAS de Darcy Ribeiro
Fica na Estrada Abílio Augusto Távora s/n, em Valverde.

CRAS de Dom Bosco
O endereço é Rua Gelo 56.

CRAS do Centro
Situa-se na Rua Dr. Luiz Guimarães 956, no Centro de Nova Iguaçu.

CRAS de C. Soares
Fica na Rua Pres. Kennedy 41, em Comendador Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário