O Sescoop/RJ está dando sequência às visitas aos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, nas Secretarias de Trabalho e Emprego e de Meio Ambiente. O superintendente técnico do Sescoop/RJ, Jorge Barros, representando o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, reuniu-se no dia 3 de setembro com o secretário de Trabalho e Emprego de Nova Iguaçu, Manoel Messias Pantaleão, para tratar das ações para o desenvolvimento do cooperativismo na cidade.
Para os dirigentes do Sistema, a baixada fluminense é um local estratégico para a futura implantação de um Núcleo de Atendimento ao Cooperativismo (NAC), pois possui uma população de três milhões de habitantes - similar a países como o Uruguai, por exemplo -, carente de informações sobre o cooperativismo e com grandes possibilidades de criação e desenvolvimento de cooperativas dos diversos ramos.
Jorge Barros explicou as ações do Sescoop/RJ. Lembrou que o Termo de Cooperação Técnica (TCT) a ser assinado com Nova Iguaçu é baseado na Lei 5.764, e que necessita de outorga da Prefeitura para desenvolver ações locais. "O TCT estabelecerá parceria com o poder público local. Em seguida, será desenvolvido um projeto de trabalho com o município. São parcerias que estão sendo realizadas com diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro", disse Barros.
Pantaleão ressaltou que há um estudo estratégico para os próximos anos, que envolve dois eixos estruturantes: o distrito industrial e tecnológico de Nova Iguaçu, e a criação de uma escola do empreendedorismo. "Acredito que o cooperativismo é fundamental, pois estamos carentes de cooperativas que organizem os copeiros, atendentes, pedreiros e empregadas domésticas, por exemplo. Há oferta de trabalho e emprego na região. Vamos nos organizar para treinar essas pessoas e o cooperativismo é uma das saídas", disse o secretário.
Há carência, também, de projetos de reciclagem de óleo na região, de reinserção de egressos e com portadores de necessidades especiais. "Há muito a ser desenvolvido e o Sescoop/RJ é o braço do Sistema ´S` que trará capacitação necessária para essa população. Nova Iguaçu é um município fundamental na baixada fluminense para a arrancada cooperativista do Estado", frisou Barros.
Também foi apresentada pelo Sescoop/RJ a proposta de realizar uma palestra de sensibilização do cooperativismo, em data a ser agendada. Nova Iguaçu possui 1 milhão e 200 mil habitantes, sendo a terceira maior cidade do Estado do Rio de Janeiro em número de moradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário