terça-feira, 4 de setembro de 2012

Prefeitos que buscam reeleição declaram o cargo como profissão

Levantamento do TSE mostra as profissões de todos os candidatos destas eleições


Levantamento divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as profissões dos candidatos às prefeituras deste ano apontou um dado curioso. A ocupação mais declarada por eles foi a de prefeito - 1.934, que, na verdade, é um cargo administrativo, e não uma profissão.

A segunda mais declarada foi a de empresário (1.838), seguido por comerciante (1.026), agricultor (986) e advogado (833). A profissão vereador foi apontada por 911 candidatos a prefeito, e se encontra na nona posição.

Comparado à última eleição municipal, em 2008, a profissão entre os candidatos que mais cresceu foi a de digitador (500%) - que, este ano, registra apenas seis candidatos. Dezoito profissões aparecem no levantamento do TSE com apenas um candidato, entre elas as de agente de viagem, serralheiro, jardineiro, funileiro e terapeuta.

Já entre os candidatos a vereador de todo o país, a ocupação mais declarada foi a de servidor público municipal (37.844). A profissão “vereador” aparece em 6º lugar (18.939), menos que dona de casa, que está na 5ª posição com 22.662.

Para o cientista político Manuel Sanches, da UFRJ, os números mostram um grande índice de reeleição de prefeitos em todo o país, que desejam se manter no poder. Além disso, também revelam uma vaidade por parte daqueles que já foram eleitos, e que esquecem suas verdadeiras profissões para se autoafirmarem como “o prefeito da cidade”.

- É o caso explícito da “Lei de Ferro da Oligarquia” (do sociólogo alemão Robert Michels). Existe uma tendência de quem chega ao poder se reproduzir no poder. É um fato que é registrado não só na política brasileira, e sim do mundo inteiro. É uma tendência natural entre as pessoas que tem interesse na política. Quando estas estão mais velhas, elas tendem colocar os seus filhos como candidatos, a fim de perpetuar o poder. Esses políticos, naturalmente, criam esta oligarquia, que vai se reproduzir e se manter no poder - disse, usando como exemplo o caso do candidato Rodrigo Maia (DEM), filho do ex-prefeito Cesar Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário