quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Série Eleições 2012 mostra como é possível aumentar a segurança


Você se sente seguro quando sai de casa? A série de reportagens especiais da TV Vanguarda sobre as Eleições 2012 trata nesta quarta-feira (22) de um dos assuntos mais abordados nos jornais atualmente: a violência.

O objetivo é mostrar como os futuros prefeitos podem aumentar a sensação de segurança e aprimorar as ferramentas de segurança pública para acabar com os crimes que se espalham por cidades grandes e pequenas e assustam a população.

Os dados comprovam a preocupação: a região é a mais violenta do interior do Estado. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, nos seis primeiros meses do ano, 211pessoas foram assassinadas no Vale do Paraíba, contra 198 vítimas no mesmo período do ano passado - aumento de mais de 6%.

A constituição prevê que a segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. A responsabilidade maior é dos governos estaduais que comandam as polícias civis e militares. Mas as prefeituras também podem ajudar no combate à criminalidade.

O empenho da prefeitura nesse caso deve ser para garantir a estrutura necessária para inibir os criminosos. “Em um ambiente mais limpo, em um ambiente mais claro, com iluminação pública, com podas, sem terrenos baldios com matagais, esse ordenamento é fundamental porque ele aumenta a sensação de segurança, proporciona que as pessoas tenham um aumento da sua capacidade de ir e vir sem medo”, afirmou Luís Augusto Guimarães, coronel da PM na reserva.

Todo município também pode montar uma Guarda Municipal. Ela faz a segurança do patrimônio público e o patrulhamento nas ruas. As prefeituras também ajudam no combate à violência instalando câmeras, que ajudam no monitoramento da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário