quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Plano da Copa de 2014 destaca segurança como item para sucesso da competição


O governo publicou nesta quinta-feira no Diário Oficial da União os detalhes do planejamento estratégico de segurança para a Copa do Mundo de 2014. O texto mostra que a segurança é o item fundamental para o sucesso ca competição.

A segurança vai ser fixada em três focos: ameaças externas, proteção de portos, aeroportos e fronteiras. As responsabilidades serão compartilhadas entre os governos federal, estaduais e municipais, inclusive as despesas financeiras. Mas a Polícia Federal contará também com a ajuda da Interpol, organização policial internacional.

"Segurança Pública deve ser vista por um prisma abrangente, que também englobe ações
voltadas aos serviços de urgência, para que estes sejam capazes de responder a quaisquer ameaças à segurança e à incolumidade da população em geral, dos espectadores, das delegações, das comitivas e dos convidados para o megaevento", informou um trecho do planejamento.

De acordo com o texto, será necessário um aumento do efetivo de recursos humanos para o desempenho da missão, pois todo aparato deve estar preparado antes mesmo do período de uso exclusivo e assim manterse até a fase da desmobilização pós-evento.

"As falhas de segurança pública, além de poderem ocasionar vítimas fatais e perdas patrimoniais, causariam enorme prejuízo à imagem do País. Decorre da necessidade de mitigar os riscos desta missão a elevada importância do presente Planejamento Estratégico de Segurança Pública".

Nenhum comentário:

Postar um comentário